sexta-feira, 30 de julho de 2010

ONU inclui acesso à água na Declaração dos Direitos Humanos - Acesso à água é um novo direito humano

A Assembleia Geral da ONU reconheceu o acesso a uma água de qualidade e a instalações sanitárias como um direito humano.

O texto «declara que o direito a uma água potável própria e de qualidade e a instalações sanitárias é um direito do Homem, indispensável para o pleno gozo do direito à vida».
Diário Digital / Lusa


 
http://jornal.publico.pt/noticia/30-07-2010/acesso-a-agua-e-um-novo-direito-humano-19929169.htm

terça-feira, 27 de julho de 2010

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Descoberto «ambiente totalmente novo» na Lua - Cientistas confirmam presença de água mas desconhecem a sua origem


 NASA: Full moon image from Consolidated Lunar Atlas
Credit: Lunar and Planetary Institute and G. Bacon (STScI)

"Nove meses após alcançar a Lua com um projéctil para estudar a sua estrutura, os cientistas confirmam que há água no satélite da Terra, mas continuam sem conhecer a sua origem, informou a agência espacial norte-americana (NASA).

Os investigadores, que participam esta semana no Fórum de Ciência da NASA em Mountain View, na Califórnia, também sabem que a água se distribui por lagos e lagoas e não por oceanos e acreditam que esta pode ter-se formado no solo lunar ou ter chegado ali através de cometas ou asteróides."
Destak/Lusa

destak@destak.pt

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=44171&op=all


terça-feira, 13 de julho de 2010

O protão é mais pequeno do que se pensava

“Das três uma: ou a teoria está incompleta e há qualquer coisa que ela não consegue prever; ou os cálculos estão errados; ou o valor de uma das constantes mais bem conhecidas da física está errado”, diz-nos pelo telefone Joaquim Santos, da Universidade de Coimbra. A teoria de que fala é a Electrodinâmica Quântica, ou QED, um dos pilares da física, que descreve as interacções entre a luz e a matéria e é uma das mais bem sucedidas na previsão das propriedades dos átomos. Os cálculos de que fala são aqueles que, a partir dessa teoria, permitem calcular o tamanho (o raio) do protão, um dos constituintes de base dos átomos. A constante de que fala é uma constante física fundamental, chamada constante de Rydberg e cujo valor também está ligado ao tamanho do protão.

In: http://www.publico.pt/Ciências/o-protao-e-mais-pequeno-do-que-se-pensava-e-ninguem-sabe-porque_1445690

Poderá ver também: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=43878&op=all#cont