O texto que se segue é extraído do livro “Nova Física Divertida”, de Carlos Fiolhais. Fala-nos do Universo de uma maneira simples e divertida. Escreve uma frase que o texto te sugira. Não te esqueças de indicar o teu nome e turma.
“O que vemos no céu a partir da Terra? O astro mais próximo de nós é o nosso satélite natural, a Lua. O luar, luz do Sol reflectida na Lua, demora cerca de um segundo a viajar até à Terra. Os astronautas que foram à Lua demoraram um pouco mais – alguns dias – porque viajaram a uma velocidade muito menor do que a da luz. O sistema solar engloba a Terra, a Lua e mais sete planetas e seus satélites (Plutão é desde 2006 considerado planeta-anão). O homem ainda não foi ele próprio a outros astros para além da Lua, mas já enviou sondas aos astros principais do sistema solar e até mesmo para fora dele, como a Voyager II.
A estrela mais próxima da Terra depois do Sol, a Próxima do Centauro, está a quatro anos-luz de nós, isto é, a luz dela demora quatro anos a chegar (para comparação, a luz do Sol demora só oito minutos). A estrela Sirius, uma das mais brilhantes do céu, está a 30 anos-luz de nós. Mas há milhões de outras estrelas só na nossa Galáxia, a Via Láctea, um conjunto de estrelas dispostas numa espiral com um diâmetro de quase cem mil anos-luz. Hoje conhecemos outros sistemas planetários para além do nosso sistema solar: os astrónomos já identificaram várias dezenas. Na nossa Galáxia há estrelas ainda a nascer (a partir de poeira interestelar) e outras a morrer […].
Mas há mais galáxias além da nossa. Essas, ao contrário da nossa, escrevem-se com minúscula. As mais próximas de nós são as Nuvens de Magalhães, relativamente pequenas e só visíveis do hemisfério Sul. Uma bem maior é a galáxia de Andrómeda, que está a um milhão de anos-luz de nós. As galáxias estão juntas em agregados. O nosso grupo de galáxias chama-se Grupo Local. Há ainda outros grupos de galáxias, tão longe quanto os nossos instrumentos de observação permitem alcançar. Os objectos mais distantes – os misteriosos quasares – estão a cerca de quinze mil milhões de anos-luz.”
Eu acho que este blogue está muito interessante, gostei muito do texto, porque fala noutras estrelas e nas distâncias.
ResponderEliminarGostei muito de ler esta actividade.
o blogue está muito interessante. eu gosto muito desta matéria.
ResponderEliminarLuis Tomas. 7ºB Nº18
Acho o blogue muito interessante , mas principalmente gostei do texto, pois refere-se a outras estrelas, o tempo e a distância a percorrer para chegar à Terra.
ResponderEliminarGosto muito desta matéria.
acho o texto muito interessante, fala muito de estrelas que eu não conhecia e nas distâncias.
ResponderEliminarGosto desta matéria e achei um maximo este texto.
Hugo Pinto Nº11 7ºB
o texto fala-nos da nossa galáxia, do que já investigamos e ainda temos de investigar, dos planetas e principalmente da Terra e das suas distâncias.
ResponderEliminarAchei o blogue muito interessante e criativo.
Este blogue está interessante e o texto tem informações importante e interessante.
ResponderEliminarFala-nos sobre os planetas, as estrelas e as distâncias destas à Terra.
o blogue esta muito criatiivo , interessante e muito fixe gosto muito do assunto que esta no blogue parabens pelo blogue
ResponderEliminarmiguel 7ºb nº 22
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminaro blogue essta muito engraçado gosto muito do assunto que esta exposto no blogue parabens pelo blogue professora
ResponderEliminarmiguel angelo nº22 7ºb
Acho que o blog esta muito interessante.
ResponderEliminarO texto sobres oplanetas e educativo.
Michael 7ºB
gosto muito desta matéria dos planetas , cometas , estrelas e muito mais.
ResponderEliminarsobre o blogue achei-o interesante
o blog está interessante.
ResponderEliminargostei bastante deste texto.
Inês Gonçalves nº13 7ºA