domingo, 9 de maio de 2010

Relação escola - família

Silva (2003), referindo-se aos actores da relação escola – família, os alunos, os professores e as famílias, salienta, baseando-se nos resultados de vários estudos, os resultados positivos que advêm para os alunos, reflexo de um estreitamento de relações entre escolas e famílias. Por outro lado, salienta ainda a satisfação pessoal e profissional dos professores que se envolvem mais directamente com as famílias dos seus alunos. No caso das famílias, a ênfase é posta na maior co-responsabilização no processo educativo dos seus educandos, com os resultados positivos que daí advêm.

Para o mesmo autor, uma maior participação dos vários intervenientes corresponde a uma maior democratização, da escola e da própria sociedade.

Mas o que são os pais face à escola?

As novas perspectivas que se têm vindo a acentuar nos últimos anos sublinham o papel dos pais enquanto “parceiros” e “educadores”. Aqui, os pais assumem-se como sujeitos de parte inteira no processo educativo dos seus filhos, pondo em prática estratégias educacionais na interacção quotidiana com os seus filhos. Nesta perspectiva admite-se que pais e professores aprendem uns com os outros, para benefício dos seus educandos, visto serem-lhes reconhecidas competências educacionais específicas que podem ser partilhadas.

Referência Bibliográfica:
Silva, P. (2003). Escola – Família, uma relação armadilhada; Interculturalidade e relações de poder. Edições Afrontamento, Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário