quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O mundo é feito de átomos!

Fonte: NASA


As estrelas, tal como tudo no Universo, são feitas de átomos. São constituídas essencialmente por átomos de hidrogénio e de hélio.

O elemento mais abundante no Universo é o hidrogénio, o segundo mais abundante é o hélio. No nosso planeta, o hidrogénio também abunda, uma vez que existe na água. O hélio existe na atmosfera mas não é comum.

Na Terra, a diversidade de substâncias que se encontra resulta da combinação de átomos diferentes.


“Estando hoje a Terra repleta de computadores e estando estes ligados por redes informáticas, é comum ouvir dizer que vivemos num mundo virtual, num mundo de bits. Mas o facto é que continuamos a viver num mundo material, num mundo de átomos. […]. Vivemos num mundo material e somos […] pessoas materiais, seres feitos de combinações particulares dos cerca de cem átomos que formam toda a matéria. ‘O mundo é feito de átomos’ é, segundo o Prémio Nobel da Física Richard Feynman, a afirmação mais importante da nossa ciência, uma afirmação que apenas era uma vaga hipótese no final do século XIX, mas da qual hoje, no início do século XXI, ninguém duvida. Feynman foi ao ponto de dizer que, se tivéssemos de transmitir num curto telefonema a um extraterrestre o essencial do nosso conhecimento do mundo, antes de um eventual cataclismo no nosso querido planeta, deveríamos aproveitar para dizer que ‘o mundo é feito de átomos’…”

Carlos Fiolhais, Nova Física Divertida



Mas a ciência não pára!



O elemento 117


“Investigadores russos e norte-americanos desenvolveram um novo elemento químico – o 117 –, que permitirá uma série de novas descobertas. A representação da novidade no quadro de Mendeleïev (tabela periódica) vem ocupar o espaço em branco na sétima fila, junto dos elementos ‘pesados’, aqueles com massa atómica elevada. Após as recentes descobertas dos 113, 114, 115, 116 e 118, o 117 permanecia ausente”

Ver mais em:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=41518&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário