sexta-feira, 23 de abril de 2010

Literacia científica

A literacia científica é actualmente encarada como um objectivo fundamental da educação em ciências. Várias iniciativas internacionais colocam ênfase no desenvolvimento da literacia científica por parte dos alunos.

Nesse âmbito, a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) tem vindo a desenvolver uma estratégia internacional de avaliação dos conhecimentos e competências de alunos, considerados essenciais para a plena participação na sociedade (programa PISA - Programme for International Student Assessment), possibilitando a obtenção de uma base de conhecimentos para a análise e investigação das políticas educativas.

Mas como desenvolver a literacia científica dos cidadãos?

No Relatório Rocard (DGI, 2007) são apresentadas várias recomendações para a melhoria do ensino das ciências, tais como, a aposta em formas de pedagogia inovadoras, baseadas em práticas de investigação, e que consigam aumentar o entusiasmo dos estudantes pelas ciências, e a implementação de redes de professores, potenciadoras de um eficaz desenvolvimento profissional.

Referência Bibliográfica:

DGI (2007). Educação da ciência AGORA: Uma pedagogia renovada para o futuro da Europa. Luxemburgo: Comissão Europeia.

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