quarta-feira, 7 de abril de 2010

Os media e a cultura científica

Referência bibliográfica:
Bucchi, M. (2002). Science and the media. Londres: Routlegde.

Registo de leitura

Os media e os próprios jornalistas têm vindo a assumir uma importância crescente na cultura científica dos cidadãos, como consequência, pelo menos parcial, do aumento do interesse social das ciências nos nossos dias. Procuram, assim, responder não só à necessidade de divulgação das aquisições e avanços das ciências, sentida pelos próprios cientistas, mas também à crescente curiosidade dos cidadãos neste domínio.

Cria-se, assim, um espaço mediático em que o conhecimento científico é apresentado a audiências mais vastas sob a forma de livros, revistas, filmes, programas de rádio e de televisão. A própria imprensa diária cria secções científicas, documentando os principais eventos na área da Ciência e da Tecnologia, as revistas generalistas, feiras e exposições dedicam um largo espaço à informação sobre os maiores avanços da Ciência. O jornalismo e os jornalistas tornam-se responsáveis pela divulgação do conhecimento científico, o que é visto com certa reserva pelos cientistas, pelo facto de o conhecimento científico se apresentar como um domínio muito especializado, dificilmente entendido pelo público em geral.

Bucchi (2002) cita a este propósito o próprio Einstein, no New York Times, sobre a Teoria da Relatividade, que produziu o seguinte comentário “Não há no mundo mais de uma dúzia de pessoas capazes de entender a minha teoria”. Tornar-se-ia, portanto, necessário uma maior preparação especializada dos jornalistas no sentido de suprimir o lapso entre cientistas e audiências não científicas.

Os próprios cientistas, nas suas formulações, poderão ter em consideração a componente de divulgação; as metáforas e imagens visuais com as quais a teoria científica é apresentada ao público podem tornar-se elementos constitutivos da própria teoria. Por outro lado, a divulgação científica através da imprensa escrita ou televisão poderá contribuir para uma maior informação entre os próprios cientistas. Acresce que as propostas da teoria científica serão avaliadas pelo público em termos da resolução de problemas concretos da sociedade, o que fornecerá aos cientistas novos dados para reanálise e reformulação dessa mesma teoria.



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