segunda-feira, 26 de abril de 2010

Utilização de notícias de jornal/revistas no ensino das ciências

Será que os alunos conseguem entrar no mundo das ciências, nos seus conceitos? Segundo Shamos (1995), as ciências deviam ser apresentadas aos alunos de uma forma racional e analítica, em termos conceptuais, e não apenas como um conjunto de factos ou verdades absolutas. Através da discussão, os alunos poderão adquirir uma capacidade de apreensão do raciocínio científico, em termos lógicos, indutivos e dedutivos, bem como a noção de método e objectividade. O procedimento proposto pelo autor será a apresentação de tópicos que envolvam problemas relevantes, em termos científicos ou tecnológicos, apenas quando tenham significado para os estudantes.

Nesse contexto, as notícias de jornal ou de revistas parecem ter particular interesse, por abordarem assuntos actuais e, frequentemente, relacionados com os temas propostos nas Orientações Curriculares ou nos Programas das Áreas curriculares. Os excertos de notícias podem proporcionar, aos alunos, aulas com um envolvimento mais activo no processo do ensino e aprendizagem. A utilização de notícias pode, assim, constituir-se um importante recurso para o exercício de uma cidadania informada e responsável, sendo possível a análise e discussão de assuntos científicos com relevância no mundo actual.


Referência bibliográfica:

Shamos, M. (1995). The myth of scientific literacy. Nova Jérsia: Rutgens University Press.



Sem comentários:

Enviar um comentário